Jair Rodrigues: A História de um Ícone da Música

Jair Rodrigues

Compartilhe este conteúdo:

Jair Rodrigues é um ícone da música brasileira, dono de uma voz marcante e de um carisma incomparável. Neste artigo, entenda a história desse talentoso artista e sua contribuição inestimável para a música brasileira.

Início da carreira e ascensão de Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em 6 de fevereiro de 1939, em Igarapava, São Paulo. Desde jovem, já demonstrava sua paixão pela música. Começou a cantar profissionalmente por volta dos 20 anos, trabalhando como crooner em boates e casas noturnas no final da década de 1950.

Sua grande chance veio em 1962, quando o produtor Walter Silva o descobriu e o convidou a gravar seu primeiro disco, “Vou de Samba com Você“ com uma capa e letra clássica.

Este trabalho inicial não teve grande repercussão, mas foi o início da trajetória brilhante de Jair (e não Jairo, como alguns o confundem). Logo após, conseguiu um lugar na televisão como apresentador do programa “O Fino da Bossa”, ao lado de Elis Regina. A popularidade do programa impulsionou a carreira dos dois artistas.

A ascensão de Jair Rodrigues foi rápida. Seu segundo álbum, “Jair Rodrigues de Oliveira”, LP lançado em 1963, já mostrava a potência de sua voz e talento para o samba. “Deixa que digam” — que muitos buscam para baixar até os dias de hoje — é uma das melhores músicas de Jair Rodrigues e trouxe seu primeiro grande sucesso, que marcaria sua história para sempre.

Discografia importante e sucessos marcantes

Ao longo de sua carreira, Jair Rodrigues lançou mais de 40 álbuns em vida e deixou uma discografia marcante.

Seu álbum, “Vou de Samba com Você”, de 1963, é marcado pelo samba “Deixa que digam”. Foi no ano de 1966 que veio a grande vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, quando a música “Disparada”, sucesso de Geraldo Vandré na voz de Jair Rodrigues, conquistou o primeiro lugar.

Outro sucesso do cantor é “Tristeza”, de Haroldo Lobo e Niltinho Tristeza, que também foi lançada em 1966 e se tornou um grande marco na sua carreira.

A parceria com a cantora Elis Regina rendeu um belíssimo pout pourri e três álbuns inesquecíveis: “Dois na Bossa” (1965), “Dois na Bossa nº 2” (1966) e “Dois na Bossa nº 3” (1967), consolidando Jair e Elis como figuras proeminentes no cenário musical nacional.

Além disso, a música “Festa para um rei negro” (1971) tornou-se um dos sambas-enredo mais populares da história do carnaval carioca. Tudo isso leva muitas pessoas a buscarem os 20 super sucessos para download do cantor na internet.

Jair Rodrigues também se aventurou na música sertaneja e se destacou com composições como “Boi da Cara Preta”, de 1991, e “Majestade, o Sabiá”, em parceria com Chitãozinho & Xororó.

Outras músicas que estão sempre na boca do povo são “Vaqueiro de Profissão” (minha vida tem dois amores…), “O Cravo e a Rosa”, “Migração”, “Galos, Noites e Quintais”, “Viva meu samba”, “Samba de Maria” e “Aos Pés Da Santa Cruz”.

Também é possível conferir grande parte do acervo musical do cantor por vídeo no YouTube.

Parcerias e colaborações musicais

A carreira de Jair Rodrigues foi marcada por importantes parcerias, colaborações e encontros musicais. Um dos mais memoráveis foi a parceria com a cantora Elis Regina no programa “O Fino da Bossa”. Jair e Elis tinham uma química incrível no palco, e a cumplicidade entre eles contagiava o público.

Jair também foi muito sábio ao fazer parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Sebastião Tapajós, Roberto Leal e Paulinho Nogueira.

Suas interpretações sempre imprimiam um toque pessoal às canções, que conquistaram o público e se tornaram clássicos da música.

As participações especiais também se estenderam à TV, como o grande encontro entre Jair Rodrigues e Alcione no programa Caldeirão do Huck, em 2013.

A influência de Jair Rodrigues na música brasileira

Jair Rodrigues, um dos melhores de foi um pioneiro no samba e na MPB, seu estilo alegre e cheio de energia contribuiu para a popularização de ambos os gêneros em todo o Brasil.

Seu carisma contagiante conquistou o público e inspirou uma nova geração de artistas. Muitos deles, com certeza, começaram a tocar suas primeiras notas no violão seguindo uma cifra de alguma canção do cantor.

Sorte de quem teve o privilégio de ver ao menos um show desse grande artista brasileiro, não é mesmo?

Em paralelo à carreira solo, Jair lançou álbuns de samba-enredo, música caipira e até canto de protesto. Dessa forma, ajudou a pavimentar o caminho para que uma ampla variedade de artistas brasileiros ganhasse projeção nacional e internacional.

Além disso, Jair desempenhou um papel vital no período dos grandes festivais de música no Brasil, como o Festival de Música Popular Brasileira e o Festival Internacional da Canção (FIC).

O legado de Jair Rodrigues

O legado de Jair Rodrigues para a música brasileira é inegável, embora uma pessoa ou outra ainda se pergunte “quem foi Jair Rodrigues”. Ele foi pioneiro em popularizar o samba no país, criou espaço para a MPB e serviu como exemplo de sucesso para gerações de músicos.

Por isso, quase instantaneamente, ao ouvir o nome do cantor, muitas pessoas começam a cantarolar a letra da música “Deixa isso pra lá”, fazendo a simples, mas marcante, coreografia da música com as mãos, ou repetindo suas frases marcantes.

Até mesmo por suas fotos é possível sentir a imensa alegria que essa figura icônica do Brasil transmitia a todo o público.

Inclusive, coincidência ou não, andando pelo Brasil, você verá algumas ruas, locais e endereços e cep com o nome do cantor, como o pavilhão de eventos, ou espaço de evento, Jair Rodrigues em Praia Grande, SP, a rua Jair Rodrigues Coelho, em Governador Valadares, MG e a Av. Jair Rodrigues Vale, Inconfidentes, em Contagem.

Família de Jair Rodrigues

Jair Rodrigues, além de ser um ícone da música brasileira, era também um homem de família. Casado com Claudine Mello, Rodrigues teve dois filhos que seguiram seus passos na indústria musical: Jair Mello Rodrigues de Oliveira (e não Jair Rodrigues Júnior, como muitos pensam), melhor conhecido como Jairzinho, e Luciana Mello.

Embora algumas pessoas erroneamente acreditem que a filha de Jair Rodrigues morreu, Luciana Mello, a filha mais nova de Jair Rodrigues, começou a brilhar no mundo da música com suas próprias canções e segue vivíssima.

Além de cantora, Luciana é dançarina e atriz. No tocante à sua vida pessoal, começou a namorar o fotógrafo Ike Levy em 2003 e casou-se com ele em 2008. O casal tem dois filhos: Nina e Tony.

O filho mais velho, Jair Mello Rodrigues de Oliveira, é igualmente talentoso. Mais conhecido como Jairzinho, ele teve uma carreira diversificada, indo da música infantil à carreira solo como músico pop.

Jairzinho ingressou no mundo da música ainda criança, fazendo parte da turma do Balão Mágico, um famoso programa da Rede Globo voltado para o público infantil que fez grande sucesso na década de 1980.

Em sua carreira solo, Jairzinho lançou “Dis’ritmia” e, posteriormente, mudou seu nome artístico para Jair Oliveira, lançou “Outro” e dividiu seu terceiro trabalho solo, pela gravadora Trama, em duas partes: os CDs 3.1 e 3.2.

Este último chegou a ser disponibilizado gratuitamente pela internet para download em MP3.

O patriarca da família, Jair Rodrigues, teve Claudine Mello como sua esposa durante sua vida. A mulher de Jair Rodrigues o apoiou em sua carreira e criou seus dois talentosos filhos, que hoje carregam o legado do pai em suas próprias carreiras.

Jair Rodrigues não era apenas um músico incrível, mas marido e pai, cuja família continua sua tradição musical.

Morte de Jair Rodrigues

Muitas dúvidas cercam o triste falecimento desse ídolo da música brasileira. Os fãs buscam saber qual foi a causa da morte, em que ano ele morreu, com quantos anos isso aconteceu. Os mais desavisados, inclusive, se perguntam se ele ainda é vivo.

Então, infelizmente, 08 de abril de 2014 foi quando morreu Jair Rodrigues, com 75 anos (para quem se pergunta qual a idade de Jair Rodrigues na época). A sua morte aconteceu nesse dia, na cidade de Cotia, onde morava em seu próprio lar.

Muitos não sabem, mas ele morreu na sauna de sua casa. O cantor era conhecido por seu amor à vida, sua energia vibrante e sua paixão pela música. Isso fez de sua morte uma ocorrência particularmente perturbadora.

A notícia de sua morte foi recebida com profunda tristeza pelo público e pelos colegas de profissão, que prontamente expressaram seus sentimentos de perda e prestaram homenagens a esse grande artista.

Muitos lembram de Jair Rodrigues pela sua alegria contagiante, seu talento inigualável e sua contribuição imensurável para a música brasileira.

Embora sua morte tenha sido uma grande perda para a música e a cultura brasileira, a memória de Jair Rodrigues vive.

Músicos, parentes e amigos prestaram lindas homenagens ao celebrado cantor em seu velório. Sua voz e presença cativantes, juntamente com o seu legado musical, permanecem vivos na memória de seus fãs, amigos, familiares e todos aqueles que foram tocados por sua música.

Afinal, o cantor vai muito além de fortuna ou herança em dinheiro, mas na riqueza cultural que viverá para sempre.

Filme Jair Rodrigues

“Deixa que Digam” é um documentário que homenageia a vida e a carreira do ilustre cantor e músico brasileiro, Jair Rodrigues. O filme fala sobre a trajetória artística e pessoal de Jair, que foi muito mais do que um cantor: ele foi um artista multifacetado, considerado precursor do gênero que se tornaria conhecido como rap.

O documentário oferece aos espectadores uma visão apreciativa da vida de Jair Rodrigues, desde seus primeiros passos no samba até sua consagração com “Disparada”.

Nessa jornada, é abordada a construção de seu estilo único que envolvia uma peculiar coreografia com as mãos, o que fazia suas performances inesquecíveis.

Um aspecto marcante da vida do cantor, seu envolvimento com a política nacional, também é explorado no filme. Conhecido por suas letras e performances incisivas, construiu um relacionamento complexo com a política, marcando seu nome na história cultural do Brasil.

O documentário conta com a participação do elenco recheado de celebridades, incluindo os próprios filhos de Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Luciana Mello.

Na lista de convidados também estão Claudine Mello, a adorada esposa de Jair, Salloma Salomão, Rappin’ Hood, Zuza Homem de Mello, Théo de Barros, Solano Ribeiro e Wilson Simoninha.

O “Deixa que Digam” é, sem dúvida, um filme imperdível para todos os que querem conhecer a vida de um grande ícone da música brasileira e, ao mesmo tempo, apreciar a transformação da música brasileira ao longo das décadas.

Infelizmente, não há mais horários de exibição nos cinemas. Então o jeito é esperar a disponibilidade da obra nas plataformas de streaming.

Não há como esquecer Jair Rodrigues

Jair Rodrigues foi, sem dúvida, um dos maiores ícones da música brasileira. Com uma carreira brilhante e marcada por incríveis parcerias, colaborações e sucessos, ele deixou uma marca indelével na cultura do país.

Sua história e influência na música brasileira são motivos de orgulho e admiração. Celebremos juntos esse grande artista e sua inestimável contribuição para o cenário musical brasileiro!

Gostaríamos de saber quais são as suas lembranças e impressões a respeito de Jair Rodrigues e sua música. Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco suas experiências e memórias desse ícone da nossa música!

Assine nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos Onweb
Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.